Webphone FAQs

Quanto pago nas comunicações efectuadas no Web-phone?

TODAS as comunicações entre TAG são ilimitadas em sem preço adicional.
Para as outras redes (incluindo Optimus):
Chamadas de Voz e Vídeo-chamadas:
- PC para PC: gratuitas
- PC para telefone: preço igual ao tarifário do telemóvel
Chat (Messenger):
- PC para PC: gratuito
- PC para telefone: gratuito
SMS e MMS:
- PC para telefone: preço igual ao tarifário do telemóvel
- PC para PC: preço igual ao tarifário do telemóvel (pois as SMS e MMS são entregues no telemóvel)

Exemplo para quem tem um tarifário TAG:
0 para uma chamada para outro PC
0 para chamada ou SMS para outro TAG
0,20 para uma chamada de voz para outras redes.
0,06 para uma SMS para outras redes.

Como é que sei se a pessoa com quem vou falar está no PC ou no Telemóvel?

No Web-phone os contactos estão divididos de duas formas:

- Contactos que estão nesse momento no PC aparecem com o símbolo no lado esquerdo.
- Para os Contactos que não estejam no PC, as chamadas vão ser efectuadas para o telemóvel. Esses contactos estão identificados com o símbolo

Como é que o Web-phone funciona fora de Portugal (em roaming)?

Uma vez que o web-phone funciona através da Internet, não importa se estás em Portugal ou no Japão. Em qualquer local do mundo, as comunicações que efectuas a partir do web-phone têm o mesmo preço como se as estivesses a efectuar em Portugal. Se estiveres a usar o web-phone no telemóvel deves ter um acesso wi-fi à internet, caso contrário é aplicada a taxação de dados em roaming.

Posso fazer reencaminhamento da mensagens e chamadas de voz para o pc?

Quando o Web-phone está em utilização, todas as MMS recebidas e as SMS da Optimus são entregues no computador.
As chamadas podem ser recebidas no computador, para isso basta activar o botão de encaminhamento:
Quando o botão mudar a cor para verde, significa que as chamadas passam a ser recebidas no computador.

Se desligar o Web-phone com o reencaminhamento ligado o que é que me acontece?

Ao desligar o Web-phone o reencaminhamento é automaticamente desligado.
Se eventualmente não conseguiste desligar o Web-phone (por exemplo ficou de um momento para o outro sem bateria ou sem ligação à Internet) a rede detecta que o Web-phone não está ligado, e num período máximo de 5 minutos o reencaminhamento é desligado.

Como funciona o voice mail no web-phone?

No web-phone o voice mail funciona de forma semelhante às mensagens de e-mail no computador.
No separador voice mail, é possível escolher directamente qual a mensagem que se pretende ouvir, sem ter ouvir todas as outras. Na lista está identificado qual o remetente que deixou a mensagem e respectiva data e hora.

Não estou a conseguir ouvir os meus voice mails.

Para ouvir o voice mail ou o video mail, precisas de ter instalado no teu PC um leitor multimédia que consiga ler os formatos .amr ou .3gp.
Os leitores mais comuns que conseguem ler estes formatos são o Quick Time da Apple e o Multimédia player da Nokia.

Posso enviar várias sms em simultâneo?

Sim. Para enviares a mesma sms para vários destinatários, basta clicar no botão de adicionar destinatários e escolher os contactos para quem queres enviar as mensagens.

As sms só têm 160 caracteres?

Tal como no telemóvel cada sms só tem 160 caracteres. No entanto, tal como nos telemóveis é possível enviar mais de 160 caracteres, separando em várias SMS.

O limite das mms que existe no telemóvel também existe no Web-phone?

Sim, as MMS estão limitadas a um máximo de 300KB, pois de outra forma o telemóvel de destino não as iria receber.

É possível fazer chat quando estou visualizar imagem? E quando estou em vídeo-chamada posso enviar sms?

Sim é possível efectuar várias formas de comunicao em simultneo com o mesmo contacto . Em qualquer altura, basta seleccionar uma das formas de comunicação (chat, SMS, MMS, Voz ou Vídeo) na janela de comunicação.

Posso enviar ficheiros? Qual capacidade máxima?

Sim, dentro do chat existe a possibilidade de enviar ficheiros, usando o botão:
É possível enviar ficheiros até 50MB.

Consigo fazer chamadas em conferência?

Nesta versão ainda não. Mas podes colocar uma chamada em espera enquanto atendes ou efectuas uma segunda chamada.

Como faço a importação dos contactos do meu telemóvel?

Para sincronizares os contactos com o telemóvel é aconselhável passar em primeiro lugar os contactos do telemóvel para o Outlook, e posteriormente do Outlook para o Web-phone.

Apenas posso fazer a importação de contactos do Outlook?

Também é possível importar contactos utilizando ficheiros .csv

Como funciona a opção actualização de dados?

Sempre que algum dos teus contactos tenha também o Web-phone, e o seu próprio perfil de utilizador preenchido, este botão permite actualizar todos os detalhes desse contacto.

Com o Web-phone posso ligar para outros serviços VoIP? E vice versa?

Não. Tal como em outros serviços VoIP, com o Web-phone apenas é possível comunicar PC-PC com outras pessoas que também tenham o TAG Web-Phone ou o Optimus Web-phone.

Posso usar o Web-phone para 2 números em simultâneo?

Sim. Para isso basta que a opção iniciar a sessão automaticamente não esteja activa. Depois de iniciares a sessão com um número, arranca novamente o Web-phone, e inicia outra sessão com o segundo número.

Também posso utilizar o Web-phone com um número importado?

Sim. Os clientes Optimus que tenham números 91 ou 96 também podem utilizar o Web-phone.

Estou com dificuldades em efectuar o login.

Existem várias coisas diferentes que podem causar este problema:
- Problema de rede: Certifica-te de que a tua ligação de acesso à Internet está a funcionar. Consulta a documentação do teu PC para obter mais detalhes sobre como configurar a tua ligação à Internet.
- Número de telefone Optimus errado: A ligação é efectuada com base no teu número de telefone Optimus. Se este tiver sido introduzido incorrectamente, não irás conseguir efectuar o login.
- Palavra-chave errada: Certifica-te de que a tua palavra chave está correcta.
- Contacta o centro de apoio a clientes Optimus, ligando para o 1693, para obter suporte se o problema persistir.

Quando utilizo o Web-phone não há áudio nem vídeo

Se estás numa chamada e não consegues ouvir, ser ouvido, ou ver a outra parte:
- Certifica-te de que os altifalantes e o microfone estão ligados e funcionam correctamente.
- Certifica-te de que os altifalantes e o microfone da outra parte estão ligados e funcionam correctamente.
- Certifica-te de que a tua câmara e a câmara do teu Contacto funcionam e têm os controladores correctos. Tenta a câmara noutra aplicação para te certificares de que funciona.
- Certifica-te de que nem tu nem a outra parte activaram a função sem som. Nesse caso, clica em Com som no diálogo Comunicação.
- Se a imagem de vídeo da outra parte não se mover, a outra parte pode ter escolhido fixar a sua imagem de vídeo. Consulta as definições de vídeo.
- Se a imagem de vídeo da tua câmara Web não se mover, podes ter fixado a sua imagem de vídeo. Nesse caso, clica em Libertar no diálogo Comunicação.
- Contacta o teu fornecedor de serviços para obter suporte se o problema persistir.

Não estou a receber SMS de outras redes no Web-phone

No Web-phone apenas se recebem as SMS originadas na rede Optimus. Não é possível receber no Web-phone, SMS enviadas a partir de outras redes.
Por Internet
Através da área Gestão de Conta (site Optimus) é possível fazer toda a gestão do teu tarifário.
Ver o Saldo
Enviar SMS
Ativar e Desativar Serviços
Entre outras funcionalidades.
Por Telefone
Escreve *111# no teu telemóvel, seguido da tecla de chamar. Em seguida receberás informação do saldo e validade do teu cartão, entre muitas outras coisas.
Usa e abusa do *111#
Por
Linha de Apoio
Se preferes falar directamente com os nossos assistentes, podes fazê-lo através da Lina de Apoio a Clientes 1693* entre as 8h e as 24h.

* Gratuito se resolvido automaticamente ou com um custo de €0,29/chamada (independentemente do tempo) quando atendida pelo assistente.